Há situações que o nome de batismo de uma rua é escolhido a dedo. Muitas vezes esta escolha é para tornar imortal quem teve fama e não é raro que esta fama foi construída com muita opressão.
Há também ruas que são batizadas por força das pessoas. Homenagens que são conquistadas no cotidiana. Ruas, becos, picos, vielas, escadões, grotas ou até avenidas que passam a carregar memórias do coletivo por fatos os pessoas que por lá passaram. Não é raro que esta força das pessoas faz um endereço ganhar outra certidão de nascimento.
Mas tem também nomes de rua colocados por atacado. Na construção de loteamentos nas periferias da cidade, um tema batiza as ruas da vila toda.
Ah, isso também rola em loteamentos de condomínio ou bairros da elite, mas a escolha não é tão aleatória.
Mas diz aê, o nome da sua rua tem algum significado? Você tá ligado qual é?
O QMaps foi provocado pelo Espaço Pinheirinho no Jd. Pinheirinho em Itaquá, na ZL de SP, para pesquisar sobre os nomes das ruas do bairro. Que lá nomeadas no atacado, tem a maioria dos endereços fazendo referência as cidades paulistas, porém, muitas das cidades foram batizadas por palavras do tronco linguístico tupi-guarani.

Nossa pretensão é mapear ruas que foram nomeadas com referencias que talvez estejam como desconhecidas. Avenidas e ruas, que remetam a memórias de resistência e lutas da nossa história. Esta pesquisa vamos transformar em dois resultados: 1- Um Mapa Multimídia e 2- A instalação de placas de nome de rua.
Desta maneira, acreditamos somar na valorização das narrativas que nos fortalecem, como indiretamente, também somando na valorização do território. Esta pesquisa começa no Jd Pinheirinho em Itaquá, mas quem sabe em breve rola construir o trabalho em outras quebradas?
