quebrada maps no Brigadeiro

Em 2020 nossas ideias mudavam de quebrada, no Brigadeiro uma meninada do sexto ano logo topou o convite e já dava para saber que está vindo coisa boa.

Mas chegou a pandemia e o vínculo que ainda estava sendo construído foi interrompido. Foi preciso esperar e só em 2022 o voltar a conversar. Caminhando devagar, foi preciso organizar a estrutura e formar o time. E no segundo semestre de 2022 o projeto começou a fluir.

Equipe QMaps 2022. Diogo, Murilo, Gustavo, Ryan, Deize, Biel e Madu.
Add lugares em mapa multimídia – EMEF Brigadeiro Correia de Melo, 2022
Trabalhando com a imagem de satélite – EMEF Brigadeiro Correia de Melo, 2022
Add lugares em mapa multimídia – EMEF Brigadeiro Correia de Melo, 2022

Durante o semestre saímos da escola e levamos uma imagem de satélite para a rua. Por lá, perguntamos para as pessoas sobre rolês na nossa quebrada. A foto abaixo mostra nossa galera entrevistando uma moradora do bairro e perguntando o que ele gosta de fazer no nosso bairro. Fizemos várias saídas e exploramos nosso bairro. Este projeto foi uma experiência, para aprendermos a utilizar a imagem de satélite e o site Google My Maps para construir nossos mapas.

Trabalho de campo e entrevistas – Jd. Fernandes, 2022

Projeto Bairro Imaginário

O projeto Bairro Imaginário foi realizado em parceria da equipe Quebrada Maps e as turmas dos 8ºs e 9ºs anos da escola. Os professores Jhonny Torres e Wellington Fernandes pediram para os alunos construírem um mapa imaginário, colocando lugares que eles e elas gostariam que existisse em um bairro imaginário. A próxima fotografia mostra alguns alunos desenhando o que eles gostariam que tivesse em um dos seus bairros imaginário.

Aí a galera que é fera no mapa, a equipe quebrada maps, entrou em ação. Ajudando os alunos a colocarem estes lugares imaginados em um mapa do nosso bairro. Na próxima imagem mostra a turma marcando estes lugares na imagem de satélite, sempre com o apoio, da nossa galera.

Este mapa que começou no papel se transformou em digital. Nossa equipe juntou todos estes lugares mapeados na imagem de satélite em um mapa digital. Para isso, utilizamos o site Google My Maps, onde juntamos os lugares a vídeos, fotos e textos que contam mais sobres eles. Os vídeos são depoimentos dos alunos do nono ano e foram editados por nossa editora Micaelle.

A seguir um do vídeos gravados pelos alunos:

Nosso mapa pode ser visto pelo link abaixo.

Foi isso o nosso projeto Quebrada Maps no Brigadeiro.

Salve salve galera, tamo junto!

Valeu por visitar nossa página 😉

Micaelle (14 anos), Deize (15 anos) e Well (36 anos)

Também participaram do Quebrada Maps: Madu, Levi, Gabriel, Ryan, Pablo Diogo, Murilo, Gustavo, Mica, Deize, Wellington e Jhonny