Mapeando Lugares de Brincar

Mapa criado por crianças da E.M.E.F Padre Chico Falconi para mostrar como um simples montinho de terra se transforma em uma grande montanha. Para os adultos, um terreno abandonado é só um lugar qualquer, mas para as crianças é um novo mundo a ser descoberto.

Este mapa é basicamente uma revolução feita para discutir sobre a falta de providencias da prefeitura com os nossos bairros.

Os pontos verdes representam os Lugares disponibilizados pela prefeitura de São Paulo, eles são logicamente montados pela prefeitura para o entretenimento das quebradas. Muitas vezes eles são vandalizados, alguns por revoltas contra a prefeitura e outros por falta de respeito a quebrada, e também pela falta de manutenção.

Os pontos roxos representam os lugares criativos. Lugares criativos são lugares onde tanto a imaginação de uma criança quanto a imaginação de um adulto vale. Pois quando temos algum objeto ou aparelho liberado pela Prefeitura, geralmente é vandalizada pelos cidadãos da quebrada, por isso temos de usar nossa imaginação para inventar nosso próprio entretenimento.

Esse mapa também deu a entender que a diversão não esta somente em lugares fechados ou pagos, mas sim onde você quiser. A quebrada não é somente tiro, roubo e coisas ruins , também é diversão com coisas que as pessoas nunca acharam que um dia poderia virar um brinquedo divertido.

Porém a Prefeitura não cumpri com o seu dever, que é cuidar das praças, academias ao ar livre, e garantir lugares públicos para as crianças se divertirem com segurança. Sendo assim, com o mapa descobrimos que inventamos nossos lugares na ausência de lugares disponibilizados, e…

#QUEREMOSPRAÇANOVA!

Parte da Equipe QMAPS que trabalhou neste projeto, junto com a estudante de Geografia Arizla que através do PIBID(FFLCH-USP)  acompanhou nosso projeto e fortaleceu o trabalho da juventude.

Emily Larissa – 11 anos

Kaiky Macedo – 12 anos

Iuri Ferreira – 12 anos

Rayka Nathiely – 12 anos

Árizla Quirino – 21 anos

Deixe um comentário